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February 21, 2021, 8:10 am

Contribuições orientais da MTC à psicologia [ editar | editar código-fonte] Meditação - Comparações entre Psicoterapia e técnicas de libertação, iluminação e êxtase. Uma interpretação especificamente psicológica dos mecanismos e efeitos da meditação descrita em antigos textos chineses (Tai I Gin Hua Dsung Dschi – O segredo da flor de ouro) foi realizada, na década de 30, por Richard Wilhelm (sinólogo) e C G. Jung (1875-1961). Caracterologia - As alterações da forma física de muitas doenças foram há muito reconhecidas pela medicina. Desenvolveram-se saberes como: criminologia, frenologia e mesmo biotipologia grega que de certo modo equivalem à caracterologia / fisiognomonia chinesa. A noção de faces e dano genético de certo modo está implícita nas noções equivalentes a de karma (indiana) na concepção chinesa o dano ou insuficiência do "Jing ou Chi ancestral" presente na identificação do retardo mental e nas recomendações do Imperador Amarelo quanto ao efeito da idade dos pais sobre a vitalidade dos conceptos, advertindo sobre o risco da geração de filhos por pais (pai e mãe) de idade avaçada.

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Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto. Área de atuação profissional Talvez seja impossível separar exatamente onde começa e termina cada segmento do conhecimento tradicional, associável aos diversos campos teóricos e de atuação profissional dos técnicos de saúde mental do ocidente. Contudo o caminho para essa realização venha a partir das limitações impostas pelos órgãos oficiais de regulamentação profissional da medicina psiquiátrica e psicologia principalmente porque na perspectiva oriental não existe acupuntura e sim medicina tradicional chinesa (MTC) que sequer pode ser isolada do idioma e cultura chinesa sem risco de perda de sua eficácia e poder explicativo. Contribuições da psicologia à acupuntura [ editar | editar código-fonte] Acupuntura essencialmente é uma ciência de estímulos/ estimulação. No mundo ocidental estímulos foram estudados por disciplinas como a psicologia fisiológica e psicofísica desde o nascimento da psicologia como ciência destacando-se as contribuições de Wilhelm Wundt (1832 -1920), Gustave T. Fechner (1801-1887) e E. H. Weber (1795-1878).

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Terapia sexual - O clássico chinês, livro do Imperador Amarelo, distingue as fases da vida humana a partir da maturidade sexual, identificada nas mudanças físicas: dos cabelos, dentes, força e capacidade de trabalho (física e intelectual) do homem e da mulher em diversas faixas etárias. Além do Huangdi Nei Jing, há uma série de livros clássicos sobre a sexualidade tipo Fang shung shu (Conselhos para a moça jovem) análogos ao conhecido Kama Sutra indiano, onde as tradições e/ou concepções sobre técnica sexual e as fases da vida e maturação sexual são também descritas em detalhes. Teoria das Emoções - Na cosmovisão da Medicina Tradicional Chinesa – MTC, há milhares de anos, se encontram referências aos vários ciclos e ritmos da fisiologia e comportamento dos seres vivos atualmente conhecidos. Os chineses identificavam tanto os períodos correspondsentes aos ciclos cósmicos e sazonais (maiores que 28 dias - menstrual), circadianos (que duram 1 dia), como infradianos (menores que 12 horas).

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O reconhecimento da Teoria dos cinco elementos ou cinco movimentos constitui-se como uma verdadeira revolução no saber psi. Nessa proposição os sentimentos ou emoções organizam-se como um ciclo associado à atividade dos órgãos meridianos durante o dia e durante o ano. Tais emoções e sentimentos podem ser benéficos ou patógenos, quando associados aos cinco elementos da natureza, a saber: Vento (Madeira); Calor (Fogo); Umidade (Terra); Secura (Metal); Frio (Àgua) associados respectivamente à Agressividade (raiva); Alegria; Obsessão (alerta reflexivo); Melancolia (tristeza) e Medo. Tratamento de distúrbios mentais por acupuntura [ editar | editar código-fonte] As noções de desvio de comportamento e ausência de contato com a realidade, que definem a loucura, estão presentes em todos os povos. Entre os chineses os conceitos de sábio e louco podem ser aprendidos nos provérbios de Confúcio (Analectos) ou textos de Chuang Tse e Lao Tse, a exemplo de "O velho tonto que removeu montanhas" e "Confúcio e o louco".

Na música, todos os instrumentistas lidam com o ritmo, mas é frequentemente encarado como o domínio principal dos bateristas e percussionistas. Segundo alguns autores, os conceitos de ritmo podem variar. Para Berge BERGE, PIERRE. Dos ritmos ao caos. São Paulo: UNESP, 1996. o ritmo é uma lei universal a que tudo submete. Dalcroze Método Dalcroze o caracteriza como princípio vital e movimento. Platão [ Referências a Platão sistematiza o ritmo, colocando-o como definição de movimento ordenado. ↑ CAMELO, PAULO. O ritmo no poema. Recife: Paulo Camelo, 2004. ↑ MONTEIRO, GISELE ASSIS & ARTAXO, MARIA INÊS. Ritmo e movimento. São Paulo: Phorte Editora, 2000. ↑ Bisol, leda, PUCRS – O Troqueu Silábico no Sistema Fonológico (Um Adendo ao Artigo de Plínio Barbosa) ↑ [1], Tipologia rítmica de dialetos do português brasileiro

Facilitar a expressão total. Criar hábitos de disciplina e atitudes. Aperfeiçoar a coordenação. Em linguística [ editar | editar código-fonte] Na prosa [ editar | editar código-fonte] Em todas as línguas a fala possui um ritmo, que se encaixa em um de três tipos. No ritmo silábico, caso do francês e do espanhol, as sílabas têm todas a mesma duração. No ritmo acentual, as sílabas têm durações diferentes, mas o intervalo de tempo entre as sílabas tônicas é regular. É o caso da língua inglesa; a unidade mínima é o pé, constituído por uma ou mais sílabas. Neste caso são os pés que se pronunciam numa duração mais ou menos regular, o que significa que, por exemplo, num pé de quatro sílabas cada uma delas deva ser mais breve do que a sílaba, obviamente mais longa, de um pé monossilábico. O ritmo da fala inglesa apresenta-se assim num movimento de velocidades diferentes, percorrendo períodos semelhantes de tempo, mas cria-se também na tensão entre os acentos de intensidade - equivalentes ao ictus da prosódia clássica - que surgem, de uma maneira sistemática, na primeira sílaba de cada pé.

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